Como aumentar o quality score da sua campanha no AdWords

Como aumentar o quality score da sua campanha no AdWords

Publicado por Caetano Notari

O quality score, ou índice de qualidade, é um parâmetro utilizado pelo Google para classificar as campanhas do AdWords de forma a colocar nos resultados de busca sempre os melhores anúncios, visando melhorar a experiência de navegação dos usuários e proporcionar a solução para o que eles procuram de forma mais rápida e eficaz.

Sendo um dos quesitos mais importantes para o Google no momento de selecionar os melhores anúncios, sem dúvida é também para quem deseja obter resultados por meio de campanhas no AdWords. Mas você sabe como aumentar o quality score da sua campanha no Google AdWords? Confira algumas dicas!

Pense como o público que deseja atingir

Uma boa campanha de AdWords sempre começa com uma análise profunda dos seus clientes. Na hora de desenvolver a sua campanha de linkspatrocinados, sente-se na frente do computador e faça uma busca como se fosse o seu próprio cliente. Como ele buscaria o seu produto ou serviço? Por exemplo: se você vende sapatos, como procuraria o par ideal de sapatos para você?

Pensando assim, você começa a estabelecer as suas keywords, ou palavras-chave. Elas poderiam ser “sapatos de couro”, “sapatos de pelica”, “sapatos pretos”, “sapatos para casamentos”, e assim por diante.

Utilize palavras-chave de cauda longa

blog_long_tail1Retomando o exemplo do item anterior, parece tentador utilizar apenas a palavra “sapato” para atrair o seu cliente, pois é muito mais abrangente e pode aparecer em muitos resultados de busca, não é mesmo? Ledo engano. Como as pessoas buscam soluções rápidas na internet, omelhor é utilizar as keywords de long-tail, ou cauda longa em português, que atraem somente aquele público que esteja de fato interessadas no produto que você vende.

A cauda longa é uma terminologia usada para as palavras-chave ou termos mais específicos. Em vez de “sapatos”, por exemplo, você utiliza “sapatos sociais masculinos”, direcionando o seu anúncio de sapatos para quem busca especificamente este tipo de produto. Esta ação traz resultados mais efetivos, além de economizar no seu orçamento, já que só vão clicar no seu anúncio potenciais clientes que procurem exatamente a sua oferta.

Coloque as palavras-chave no corpo do anúncio

Além de colocar a palavra-chave do seu negócio no título do seu anúncio, coloque-a também no corpo, pois isto aumenta a relevância do anúncio e, consequentemente, melhora o posicionamento dele.

Ofereça um benefício

Todo mundo está em busca de facilidades e vantagens na hora de comprar qualquer produto ou serviço. Sendo assim, ofereça a seu cliente um benefício e deixe-o explicitado em seu anúncio.

Descontos para quem clicar no anúncio, fretes grátis, um vale-compra, enfim, existe uma infinidade de benefícios que podem atrair o seu cliente fomentando a conversão. Conhecendo o comportamento do seu consumidor fica fácil definir esta política para os seus anúncios.

Crie grupos de anúncios específicos para cada campanha de AdWords

No Google AdWords, quanto mais específico for o seu anúncio, mais relevante ele se torna tanto para o mecanismo de busca, quanto para o internauta. Isto se deve ao fato de o anúncio tratar exatamente o que o usuário busca.

Dessa maneira, crie grupos de anúncios específicos para cada produto. Se o seu orçamento não é muito grande, escolha os produtos que são sucesso de vendas em seu negócio e aposte neles. Com o aumento da conversão em vendas será possível ampliar o investimento em produtos potenciais!

Use chamadas que levem à ação

Um anúncio no AdWords pode ser muito bom, mas se não incitar o internauta a clicar nele traz resultados inferiores à possibilidade real de venda. Para conseguir que o seu cliente parta para a ação, utilize palavras que despertem a vontade dele em seguir adiante como: “compre agora”, “não perca”, “só até hoje”, entre outras. Chamamos isso de Call-to-action em inglês.

Além de todas essas dicas, o que você precisa saber ainda é que sua campanha de AdWords só será um sucesso se a página de destino dos links patrocinados condizer com toda a publicidade feita nos anúncios. Cabe verificar a usabilidade da página, botões de compra, a ocorrência de erros, se ela abre perfeitamente nos mais diversos navegadores, etc. Com o tempo e a dedicação necessárias, você vai perceber que o quality score dos seus anúncios no Google AdWords subirá gradativamente, aumentando o retorno no investimento (ROI) ao longo do tempo.

Você já investe em links patrocinados com o Google AdWords? Compartilhe sua experiência conosco!

 

Caetano Notari